"O homem nasce
livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não
deixa de ser tão escravo quanto eles."
[CONCEITO DE BOM
SELVAGEM: homem “das cavernas” ou “da selva”. Homem em seu estado de
natureza. Sem inquietações metafísicas e filosóficas, uso da razão nulo ou
limitadíssimo. Supremacia dos sentimentos/emoções sobre a razão, daí “pai da esquerda”. O bom selvagem é verdadeiramente livre, o homem social é
“refém” da civilização. “Douta ignorância”].
"A maioria de
nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma
de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela
natureza" [Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens].
"O verdadeiro
fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno,
lembrou-se de dizer "isto é meu" e encontrou pessoas suficientemente
simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e
horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou
enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: "Defendei-vos de
ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de
todos e que a terra não pertence a ninguém".
"A
natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o
miserável."
“O homem nasceu livre e está sempre acorrentado. Há quem se julgue dono dos outros, mas não se deixa de ser mais escravo do que eles. Como se deu essa mudança? Ignoro-o. Que é que pode torná-la legítima? Creio poder resolver esta questão.
Se considerasse apenas a força e o efeito que dela resulta, diria: quando um povo é obrigado a obedecer e obedece, faz bem; logo que ele pode romper o jugo, e o rompe, faz ainda melhor: pois recuperando sua liberdade com o mesmo direito com que lhe foi tirada, ou é justo que ele a reconquiste, ou não era justo que lhe fosse tirada. Mas a ordem social é um direito sagrado que serve de fundamento a todos os demais. Este direito, todavia, não provém da natureza; está, portanto, baseado em convenções. Trata-se de saber quais são essas convenções.”
“Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre
os Homens" -> boa parte dos
fundamentos da REVOLUÇÃO FRANCESA. Progresso técnico não levou/leva homem ao
progresso moral.
“Contrato social” -> expõe o conceito de VONTADE GERAL.
“Encontrar uma forma de
associação que defenda e proteja com toda força comum a pessoa e os bens de
cada associado, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedeça” (p.19)
“(...) aquele que se
recusar a obedecer à vontade geral a isso será constrangido por todo o corpo –
o que significa apenas que será
forçado a ser livre” (p. 23)
"Emílio, ou da Educação" -> textos sobre pedagogia.
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