sábado, 5 de março de 2016

Jean-Jacques Rousseau: trechos e conceitos para estudo e discussão

Por prof. André. Filosofia, 3º ano.


"O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles."
[CONCEITO DE BOM SELVAGEM: homem “das cavernas” ou “da selva”. Homem em seu estado de natureza. Sem inquietações metafísicas e filosóficas, uso da razão nulo ou limitadíssimo. Supremacia dos sentimentos/emoções sobre a razão, daí “pai da esquerda”. O bom selvagem é verdadeiramente livre, o homem social é “refém” da civilização. “Douta ignorância”].
"A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza" [Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens].
"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer "isto é meu" e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: "Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém".
"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
“O homem nasceu livre e está sempre acorrentado. Há quem se julgue dono dos outros, mas não se deixa de ser mais escravo do que eles. Como se deu essa mudança? Ignoro-o. Que é que pode torná-la legítima? Creio poder resolver esta questão.

Se considerasse apenas a força e o efeito que dela resulta, diria: quando um povo é obrigado a obedecer e obedece, faz bem; logo que ele pode romper o jugo, e o rompe, faz ainda melhor: pois recuperando sua liberdade com o mesmo direito com que lhe foi tirada, ou é justo que ele a reconquiste, ou não era justo que lhe fosse tirada. Mas a ordem social é um direito sagrado que serve de fundamento a todos os demais. Este direito, todavia, não provém da natureza; está, portanto, baseado em convenções. Trata-se de saber quais são essas convenções.”

 “Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens" -> boa parte dos fundamentos da REVOLUÇÃO FRANCESA. Progresso técnico não levou/leva homem ao progresso moral.

“Contrato social” -> expõe o conceito de VONTADE GERAL.

“Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda força comum a pessoa e os bens de cada associado, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedeça” (p.19)

“(...) aquele que se recusar a obedecer à vontade geral a isso será constrangido por todo o corpo – o que significa apenas que será forçado a ser livre” (p. 23)

"Emílio, ou da Educação" -> textos sobre pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário