quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

2ºs anos A e B, texto "Para que serve história? Para nada..." de Ricardo da Costa (prof. André)

Texto lido e discutido em sala de aulas, para segundos e terceiros anos de 2015 e para segundos anos A e B de 2016.

- Solicitada resenha crítica do texto após leitura e discussão.


Retirado do site do autor.



I. No olho do furacão, ou “tudo bem, mas para que serve?”


“A história é a reconstituição do pensamento passado
no espírito do historiador.”
Robin George Collingwood (1889-1943)


No primeiro semestre de 2003 lecionei para uma turma de História da Ufes(link is external), turma de primeiro semestre, recém-egressa do vestibular. Rotina de trabalho, a não ser pelo fato de os alunos terem ficado praticamente todo o semestre se perguntando para que servia a História. Uma grande crise de identidade. Inicialmente eu achei aquilo tudo uma tremenda perda de tempo, mas da surpresa passei ao espanto, pois sempre imaginei que esse tipo de pergunta era feito ou por gente que não gosta de História – e esse não deveria ser o caso deles, pois haviam prestado vestibular para História – ou por gente que não conhece a História, como o rapazinho do livro de Marc Bloch (1886-1944), que pergunta ao pai historiador para que serve a História (BLOCH, 1997: 75).

Da sala de aula o tema passou para os corredores dos “mexericos da Candinha”. E como todo bom papo de corredor, a coisa toda cresceu, provavelmente com as distorções de “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Então, o Centro Acadêmicodos estudantes de História me convidou para dar a palestra de abertura do semestre seguinte, para a nova turma noturna de calouros. Muitos não haviam gostado de minha resposta (que pragmaticamente a História não servia para nada, não tinha um uso funcional, era uma forma de reflexão que deveria causar prazer e fruição ao historiador, além de proporcionar-lhe Sabedoria). Alguns dos alunos (de outros períodos, especialmente) queriam me pôr à prova, contestar, criticar gratuitamente, nessa postura típica da juventude dos 20 (por acaso acham que eu não lembro da minha?).

Bem, na noite de 27 de novembro de 2003, dividi a mesa com a Professora Jussara Luzia Leite(link is external) (do Depto. de Didática e Prática de Ensino da Ufes(link is external)) e com o Professor Luiz Antonio Gomes Pinto(link is external) (contratado do Depto. de História(link is external)). O título da mesa era exatamente esse: “Para que serve a História?”. Seriam três depoimentos, logicamente distintos – o convite fora feito aos professores exatamente pelos alunos saberem que havia uma razoável diferença teórica/metodológica entre os três, ou pelo menos entre um e outros dois – e todos amam ver o circo pegando fogo...

Meu espanto aumentou ainda mais. Eu teria agora que responder a essa pergunta dentro do próprio curso de História! Bem, o motivo dessa redação é esse mesmo: deixar registrada minha perplexidade com essa atual “crise” alheia (não minha) e dar meu depoimento do que disse, aprofundando um pouco os temas dos quais tratei naquela noite, o que é a História e para que ela serve.


Como o texto é muito longo, não faz sentido copiá-lo todo aqui, acessem o link acima para prosseguir a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário